Airbus  coloca  ponto  final no A380

15-11-2019

Insucesso comercial e redução de encomendas da Emirates leva ao fim do fabrico do super avião

A gigante de aviação Airbus anunciou esta quinta-feira o fim da produção do Airbus A380. O avião de dois andares, com capacidade para até 544 passageiros foi construída para competir com o Boeing 747, mas acabou por não sobreviver o tempo esperado, o motivo, as companhias aéreas a optarem cada vez mais por modelos de menor dimensão.

Recorrentemente ponderada ao longo dos últimos anos, a opção pelo fim da produção do gigante dos céus e anunciada após a Emirates, a maior cliente do A380 ter reduzido a sua encomenda do modelo devido a ter encomendado 70 modelos A350 e A330neo.

A Airbus afirmou que o derradeiro A380 será entregue até ao final de 2021. O fim da produção do A380 não o ira retirar dos céus nos próximos anos, podendo o tempo a vida util dos aparelhos que estão actualmente em serviço ser prolongada algumas décadas. A Airbus afirma que irá continuar a fornecer assistência técnica a todas as empresas que ainda contam com o A380 nas suas frotas.

O fim da produção do A380 irá colocar em causa até 3500 postos de trabalho na Europa, admite a Airbus, que deverá iniciar conversações com os sindicatos do sector nos próximos dias.

Até 2021 está programada a produção de mais 17 unidades, 3 das quais serão para a japonesa ANA e 14 para a Emirates, companhia aérea que detém o maior número de A380, 109 no total.

Para além da Emirates, também a Singapore Airlines, Lufthansa, British Airways e a Quantas possuem o modelo A380. Em Portugal apenas a HiFly detém um modelo do superjumbo da Airbus.

Planes_by_objective © Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora